Perfil do Egresso
O Engenheiro Civil a ser formado pela Unifesspa deverá possuir sólidos conhecimentos científicos e tecnológicos, com formação social e ambiental, que o capacite a dominar tecnologias da Engenharia Civil, com visão sisteêmica e espiírito empreendedor, permitindo sua atuação criítica e criativa na identificação e resolução de problemas, de forma ética e humanística, considerando seus aspectos econômicos, de qualidade, de segurança do trabalho, sociais e ambientais.
A Resolução N° 11 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior - CNE/CES, de 11 de março de 2002, instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em Engenharia. O perfil desejado para o engenheiro é definido, em seu Art. 3o, tendo como base uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.
O curso de Engenharia Civil da Unifesspa se propõe a propiciar meios para formação desse profissional, compreendendo que “absorver e desenvolver novas tecnologias” trata-se de estar preparado para projetar, executar e administrar, e para que sua atuação seja de forma crítica e criativa na identificação e resoluções de problemas (visualizando problemas como empreendimentos e intervenções construtivas) é necessário desenvolver uma visão humanística e holística integrada dos contextos, sendo esses contextos, os expressos no Art. 3o da DCN.
Essa visão humanística que se instalou progressivamente no último século, aliada à competitividade instalada na indústria, requer um perfil de engenheiro que, além dos requisitos técnicos, necessite incorporar à sua formação outros atributos. A capacidade para identificar as oportunidades para inovação, de resolver problemas criando as soluções e a capacidade para a inter-relação pessoal, são exemplos de habilidades necessárias ao perfil do engenheiro atual. Portanto, o curso de graduação em Engenharia Civil deve formar profissionais capazes de atuar em diferentes subáreas, requerendo deste profissional uma formação mais holística, ou seja, compreendendo aspectos técnicos, científicos, gerenciais e de conhecimentos sociais, os quais compõem a cultura de um engenheiro.
Há também a necessidade de integrar a contextualização regional da inústria da construção civil com às diretrizes curriculares dos cursos de Engenharia, instituídas pelo Conselho Nacional de Educação. Essas diretrizes orientam para um novo perfil do profissional de Engenharia, com um maior compromisso com as normatizações internacionais, como as de qualidade, de preservação ambiental/cultural/histórica e de segurança no trabalho.
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